Latin American & Caribbean Aquaculture 2024

September 24 - 27, 2024

Medellín, Colombia

EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS DE DISCENTES MULHERES NA AQUICULTURA BRASILEIRA

Ao longo da nossa jornada como estudantes do curso de Aquicultura no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), tivemos a oportunidade de aprofundar nossos conhecimentos na disciplina de Beneficiamento do Pescado e Nutrição, uma experiência que se mostrou transformadora tanto no âmbito acadêmico quanto pessoal.

Na região amazônica as mulheres que atuam no setor primário enfrentam desafios únicos. Eu, como uma dessas mulheres, encontrei no (GENUPE) um caminho para transformar não apenas a minha realidade, mas também a de outras mulheres na região.

Na faculdade onde estudamos como discentes de Engenharia de aquicultura, nos dedicamos ao estudo e beneficiamento do pescado, promovendo a sustentabilidade e o empoderamento feminino no setor primário.

Com o apoio de nossa professora, estamos empenhadas em criar tecnologias que incentivem uma cadeia produtiva mais sustentável. Nosso objetivo é reutilizar resíduos e o próprio filé de espécies menos desejadas, transformando-os em novos produtos para indústria, e isso vem como uma forma de diminuir o impacto ambiental e econômico. Além disso, estamos desenvolvendo novos produtos que, no futuro, poderão ser comercializados e consumidos no Brasil. Este esforço visa não apenas gerar renda, mas também criar novas oportunidades para as mulheres envolvidas.

Sempre seguimos com dedicação, esperando alcançar não apenas avanços científicos, mas também promover uma transformação significativa nas comunidades locais. Aqui sempre somos incentivadas e incentivamos, o que nos é refletido, a determinação de todas com um único pensamento que é construir um futuro melhor.

O apoio que temos é crucial, tanto na área da pesquisa, quando na vida acadêmica, a professora Dr. Thyssia Bomfim Araújo da Silva tem sido um anjo no qual abre portas e oportunidades para o futuro, no qual estamos sendo preparadas.