A técnica de produção aquapônica integra de forma simbiótica a aquicultura e a hidroponia. Na aquaponia é possível atingir significativa produtividade de peixes e plantas agregando valor ambiental ao sistema produtivo. Contudo, são escassas as pesquisas que analisam a viabilidade econômica desses sistemas, sobretudo, com peixes nativos no Norte do país. Nesse contexto, o projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a viabilidade econômica da produção de hortaliças (rúcula e alface) e tambaqui, em sistema aquapônico de pequena escala.
No projeto serão estimados os custos de implantação do sistema, assim como coletados dados de custo de operação e venda dos produtos no mercado local, ao longo de 2023 e 2024. Para fins de análise da viabilidade econômica, serão utilizados os indicadores de Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e payback. Adicionalmente, o projeto prevê a simulação de diferentes cenários para análise de viabilidade, incluindo escalas maiores de produção, cultivo alternativo do tambaqui na forma juvenil e variações nos custos e preços de venda.
Como resultados esperados, o projeto busca gerar informações técnicas da viabilidade econômica da aquaponia, relevantes tanto para o setor produtivo como para a academia. Adicionalmente, espera-se que a própria divulgação do sistema, assim como os resultados da pesquisa possam também fomentar o uso do sistema aquapônico como uma estratégia alternativa de educação ambiental e segurança alimentar no Tocantins.
Agradecimentos: Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins – FAPT/ Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura – SEAGRO /Governo do Tocantins”