Os microrganismos são fundamentais na eficiência do sistema de bioflocos (BFT). Por outro lado, bactérias têm papel de destaque como patógenos oportunistas, causando perdas importantes na produção de camarão. Estratégias ambientalmente amigáveis de cultivo são necessárias na carcinicultura para o controle de enfermidades bacterianas. Objetivou-se isolar e caracterizar morfologicamente os tipos bacterianos de cultivo de Litopenaeus vannamei em BFT e posteriormente avaliar a habilidade de produção de substância antagonista.
Isolamento bacteriano em aerobiose foi realizado com amostras provenientes de ambiente de produção de L. vannamei em BFT, no final do ciclo de produção, em estufa do tipo "greenhouse" de 35 t de volume útil. Alíquotas de 10 mL foram coletadas do tanque mantido sob aeração constante, diluídas e inoculadas em ágar BHI e TCBS. Os isolados bacterianos foram testados pelo método da sobrecamada em três diferentes meios de cultivo, contra amostras bacterianas reveladoras potencialmente patogênicas (n=13). Meios de cultivo testados: BHI, Mueller Hinton (MH) e Nutritivo (N).
Não houve crescimento bacteriano em TCBS. Os isolados (n=170) obtidos em BHI apresentaram média de isolamento de 15x103 UFC/mL e 23 morfotipos. Dois morfotipos (M1 e M8) estavm presentes em 70% das amostras, nas proporções de 7% e 3% de UFC/mL. Foram observados halos de inibição das reveladoras de até 40 mm de diâmetro. Das amostras testadas, 71% expressaram antagonismo ao menos para uma reveladora. Maior crescimento ocorreu no meio BHI, porém com menor expressão de antagonismo. O inverso aconteceu no meio MH. As reveladoras mais sensíveis foram Enterococcus faecalis e Staphylococcus aureus. A cultura permite detectar organismos menos fastidiosos e, portanto, os que se adaptam melhor e mais rapidamente aos diferentes ambientes. Além disso, a obtenção de cultura pura permite estudos posteriores, incluindo a compreensão das relações interbacterianas.
Isolados bacterianos de cultivo de L. vannamei em BFT são cultiváveis em aerobiose. Expressam atividade antagonista frente a bactérias de relevância para carcinicultura, principalmente quando o meio MH é utilizado.O uso de estratégias que controlem microrganismos patogênicos, garantindo o crescimento adequado sem a perda de camarão e inibindo a resistência a antibióticos, são necessárias. Assim, tem-se buscado alternativas frente ao uso de antimicrobianos. Neste cenário, as substâncias antagonistas aqui detectadas podem significar, no futuro, o controle de sanidade do camarão em toda cadeia produtiva, uma vez que as espécies que foram mais sensíveis são importantes no controle de qualidade do camarão disponível para consumo.